segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Capítulo XI

XI

SOFRIMENTO

“Vinde a mim vós que estais oprimidos
e sobrecarregados e eu vos aliviarei”
(Mt 11,28)

Conforme o Gabriel explica, todos nós temos a energia de Deus, então fica difícil compreender como passamos tanta dificuldades, tanto sofrimento. Eu, por exemplo, tenho sofrido muito, preocupada com meu filho que viajou num navio turístico americano, cheio de sonhos, e recebi uma ligação dele dizendo que era, praticamente, trabalho escravo . A maioria dos jovens, decepcionados e sem saída, acabava se prostituindo. Logo que ele arrumasse dinheiro para a passagem, voltaria..Quantos jovens se perdem pela ganância!
Também tenho encontrado muito sofrimento na vida dos santos. Estou lendo um livro, que a Isabel me deu, “Relatos sobre a Existência dos Anjos da Guarda”(7), que fala de anjos e santos. Fiquei curiosa sobre a vida dos santos. Não entendo porque eles precisam sofrer. Gabriel me falou que Madre Tereza de Calcutá é um ser de luz. Optou em viver em função dos doentes e sofre por eles, e atualmente, sofre também devido a idade,, pois se quisesse poderia ir descansar junto ao Pai, mas continua sua caminhada porque considera que sua missão não terminou. Eu até que compreendo este tipo de sofrimento, mas a pessoa desejar ter dores, doenças...isto não entendo. Mas também temos alegrias. A gravidez de minha filha, que terá o filho em maio. Se for menino fará uma homenagem ao meu anjo. Gabriel já me disse que o bebê terá um anjinho especial cuidando dele, como todos os nenenzinhos e, mais tarde terá um anjo que ficará sob a guarda do arcanjo Gabriel.

- Você sabe o livro que estou lendo?

-O Pai coloca mais este sinal do teu caminho.

-O livro fala de sofrimento dos santos e de anjos e eu gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Parece que o arcanjo Miguel aparecia sempre para preparar alguém para uma visão que teria de Nossa Senhora, e você? Apareceu para Maria, para avisar que ela seria a mãe de Jesus, para José e também para anunciar o nascimento de Jesus aos pastores.

- Você sabe que existiram profetas iluminados pelo Espírito de Deus, e que haviam profetizado que, no nascimento de Jesus Cristo, surgiria uma estrela guia no céu. Quando aquela estrela aparecesse, iria nascer, naquele lugar, um Salvador. Por isso, quando os reis e os pastores, que acreditaram nessas profecias, viram a estrela, não tiveram medo. Largaram tudo e foram ao encontro do Salvador. Não houve a necessidade de um anjo anunciar, pois eles acreditavam nas profecias e que aquela luz os guiaria até a menino Jesus. Já podes encontrar, em alguns livros mais atuais, relatos de outras vezes que apareci para anunciar a Boa Nova.

- Outra coisa que ainda não compreendi. Neste livro o autor narra a história de um soldado que , em época de guerra, ia de licença para casa, mas escuta uma mensagem de seu anjo e acaba desembarcando do caminhão. Outro soldado vai em seu lugar. Há um ataque ao caminhão e o soldado que foi acaba morrendo. Será que um anjinho foi mais esperto que o outro, ou era hora do segundo morrer?

- Verinha, como já falamos todos nós temos a nossa hora de irmos para mais próximos do Pai. Não era a hora desse indivíduo que saiu do caminhão, mas se ele não tivesse escutado o anjo dele, talvez tivesse morrido. Temos, sim, a nossa hora, mas não é um destino fixo.

- Mas e o outro, que morreu? Será que era a hora dele?

- Poderia ser que sim. Teríamos que acompanhar, individualmente, a vida do outro, saber de seus passos, de sua caminhada.

- Mas por que umas pessoas vêem anjos , não um, mas vários, e eu tenho dificuldade de ver você?

-Verinha! Cada indivíduo tem um papel na Terra, tem seu desenvolvimento.

-Mas tem pessoas que acumulam uma porção de funções: vêem anjos, levitam, conversam com Cristo...

-Cada indivíduo é único e acredita de forma diferente.

- Mas por que eles vêem?

-Primeiro, através da fé, depois através dos dons de cada um. Todos temos vários dons e temos que descobri-los.

- Então eu não vou ver você? Será que não tenho este dom?

- Recebemos muitos dons. Muitos nós utilizamos e outros vamos nos esquecendo. Estes dons, que não desenvolvemos, vão se atrofiando. Se vamos exercitando desde criança e acreditamos que podemos falar com os anjos, por exemplo, vamos falar sempre. Mas, se estamos condicionados a acreditar que é bobagem e que somente até determinada idade somos acompanhados por anjinhos, e não usamos este dom, vamos perdendo certo dons que temos. Alguns, graças a Deus, conseguimos recuperá-los.

- Temos muitos dons?

-Tem uma passagem dos dons na Bíblia, que você deveria ler
(1Cor 12-14). Não adianta ter muitos dons, se nem usamos os que recebemos. Por exemplo, nos acontecimentos do nosso dia a dia, quando são bons esquecemos que foram obras do Pai, mas quando não dão certo, ou são ruins, logo lembramos que existe um ser superior que nos olha e nos ama, e não sabemos por que Ele deixou isto acontecer. Deus nos dá muitos dons, que vamos desenvolvendo durante a nossa existência, cada ano de nossa vida é um aprendizado, é um evoluir, é o descobrir o dia de amanhã. Vamos avançando e aprendendo a lidar com as nossas limitações, pois no início, temos pouca sabedoria mas muito dinamismo, muitos sonhos e muita magia. No auge de nossa juventude acreditamos que todos os sonhos são possíveis. O passar dos anos nos mostra coisas mais concretas, temos mais experiência, mais entendimento, porem nossas limitações aumentam. Mas podemos agora, depois de ter passado pela vida, buscar em nós mesmos a resposta que queremos. Dentro desta existência nos deparamos com muitas limitações e acontecimentos, que temos que superar e vencer, para chegarmos a um entendimento maior. Muitas vezes fatos acontecem para que encontremos determinados rumos que temos a seguir. O Pai não quer o nosso sofrimento, por isto não poderia vir Dele, por exemplo a AIDS. Se somos seres pensantes, inteligentes, temos que entender, tecnicamente, como isto acontece. Deus nos dá a capacidade de evoluirmos e buscarmos a cura de muitas doenças. Milhões são gastos na descoberta da cura de várias doenças, mas muitas vezes a ganância está por trás e não permite que a humanidade tenha, ao alcance das mãos estas descobertas, pois às vezes, não há interesse para que seja sanada esta ou aquela doença.

- Isto eu compreendo e me entristece. Mas se Deus não quer o sofrimento, ainda me pergunto sobre a vida do santos. Por que sofrem tanto?

-Recebestes a resposta através da pregação do pastor, no culto de natal que fostes com teus filhos.

Este culto, a que o Gabriel faz referência, foi muito emocionante. Eu, meu filho e minhas filhas fomos agradecer a volta dele. Ele voltou no dia do Natal. Muitos jovens não conseguem retornar, alguns por não terem dinheiro, outros por vergonha e outros ainda por se deixarem envolver pelas promessas de dinheiro fácil. Os sinais colocados em nosso caminho são muitos. Temos que estar atentos, pois fazem parte do nosso dia a dia. Muitas vezes não lembramos que Deus está no comando e concluímos que temos “sorte”.

- Mas li que as santas diziam que Cristo conversava com elas e pedia sofrimento. Que isto ia minimizar os pecados da humanidade.

- Vou retornar ao que o pastor falou na igreja: a carga de Deus é leve e seu jugo é suave (Is 9,1-6). Porque, Verinha, o amor de Deus não exige sacrifícios. O Cristo morreu para expiação, término do sofrimento. Ele sofreu o máximo que um indivíduo poderia suportar, para que ninguém mais sofresse na Terra. Porque era através do próprio sofrimento de Deus que Ele mostrou a dor mais forte, mais pesada, mais intensa. As pessoas, às vezes, não conseguem compreender o Pai.Ele quer oração, jejum e algumas privações, como forma de fortalecimento, não de sofrimento. Quando jejuamos, oramos e nos privamos de algo que gostamos, estamos fortalecendo o nosso caráter, isto é, estamos acumulando a nossa energia interna positiva e, ao mesmo tempo, contribuindo para aumentarmos a energia boa do Universo. Se nosso ato não é isolado, ou seja, se o praticamos em conjunto com um grupo, ou no mesmo horário que outras pessoas, a nossa contribuição é mais forte.

- Quando conversei com a Isabel, sobre este assunto, ela me falou que como as mulheres durante muito tempo não foram consideradas cidadãs, não sabiam ler e como não podiam se manifestar em público, os seus confessores, que eram homens, não podiam compreender como elas podiam dizer que viam anjos e falavam também com Cristo e por isso, deviam aconselha-las ao sofrimento, pois não eram dignas de tais manifestações. Que deveriam sofrer para ficarem puras.

- A Bíblia é um livro de ensinamento, de uma caminhada, de um Cristo que prega o amor, de um Cristo que morre para acabar com a dor e sofrimento, de um Cristo que vem nos libertar, para tornar-nos filhos de Deus. Será que não são pessoas importantes, se todos, homens , mulheres e crianças são filhos de Deus? E o que aconteceu? Esta palavra que estava no livro sagrado, não podia ser lida, não era lida pelas mulheres e crianças. Os únicos que tinham acesso eram os doutores e os sacerdotes. Então, se uma pessoa dizia estar perto de Deus, estes que detinham o conhecimento, que detinham o poder, podiam promover o sofrimento. Se formos acompanhar a evolução da Igreja, veremos as atrocidades e os bacanais, que foram acometidos, com o conhecimento dos indivíduos. A história traz com clareza: a venda de lotes no céu, a venda de pedaços da roupa de Jesus Cristo, que dariam para fazer milhares de túnicas. O comércio de um pouquinho de terra, onde Jesus descansou a cabeça, que se fossemos juntar teríamos o equivalente a hectares e hectares de terra.

- É verdade, mas porque a maioria que vê anjos são mulheres e crianças?

- O Pai nos fala: “Sejam como as crianças” e Cristo andava entre as mulheres, dirigia a palavra a elas, para mostrar que eram pessoas dignas e sensíveis. Os apóstolos que pregavam a palavra, também eram pessoas sensíveis. Mas, os detentores do poder, vêem depois fazendo muitas alterações. Com o passar dos anos, a Igreja teve que se redimir dos seus pecados, teve rachas, divisões, formação de novas religiões, moralização interna, novas formas de pensamento. Mas, a palavra de Cristo, mesmo com a deturpação dos homens,mesmo com a dominação, mesmo com a corrupção interna, pois muitos queriam enriquecer, pois detinham o segundo maior poder e às vezes até o primeiro, continua até hoje. A Igreja foi proprietária de muitas terras, e aí, muitos confundem a Igreja com Cristo. Cristo trouxe a mensagem e muitos se apoderaram dela. Mas o Pai, é tão superior, que a mensagem de amor superou tudo isso e hoje podemos assegurar que temos mais acesso, pois muitas coisas ainda nos são omitidas, mas temos mais acesso as mensagem de amor de Nosso Senhor Jesus Cristo. Temos a oportunidade de saber, que o Pai não quer o nosso sofrimento, quer o nosso amor, a nossa doação pelo nosso irmão. Que sua maior mensagem é de amor, respeito e dignidade. Não sei se compreendestes e me perdoe se falei com tanta ênfase, mas é que esses seres que usam a palavra de Deus são falsos profetas que se apoderam do conhecimento, da sabedoria, para enriquecerem, para deter o poder e não continuaram a pregar o amor.

-Pois é, mas me aborrece tanto saber que as pessoas fazem maldade e no final se dão bem. Acontece até entre famílias e irmãos...

- Cristo disse que não veio para os que estavam salvos, mas veio para salvar os que estavam em pecado. Porque, se no apocalipse, Cristo nos diz que virá para buscar o justo, em toda Bíblia, este mesmo Cristo nos diz que virá para os pecadores, oprimidos, sofridos. Então Cristo virá para os dois, mas aquele que já é justo subirá mais rápido para perto do Pai e o outro, pecador, ainda terá que evoluir no seu caminho. Por isso te digo, que vários caminhos nos levam ao Pai. Verinha, nós temos a capacidade de acompanhar a continuação da vida destes indivíduos. Parece que é uma justificativa vã, falar que ele vai pagar depois de morto. Por que não pagar em vida? Cometeu uma injustiça e saiu ileso. E tem aqueles que se consolam: mas quando ele morrer vai pagar seus pecados. Tem muitos que usam isto como consolo, mas não é correto, pois se existe a justiça dos homens, é para este homem pagar perante os homens. Mas quem vai julgar o seu espírito, a sua continuidade de vida eterna, é o Pai. Vocês hoje, também não têm a capacidade, o conhecimento, para saber o que vai acontecer e, se alguém vai julgar o espírito é Deus, mas os atos dos homens, os homens têm que julgar, por isso não devemos lavar as mãos quando as injustiças ocorrem. O Pai nos fala:“ não deixem que as injustiças ocorram, façam a caridade, amem seus irmãos”e sempre há aqueles que acreditam e, independente do que acontece, estão ali pregando, acreditando, pois têm dentro de si a luz viva do amor de Deus, porque não desistem e porque amam de todo coração Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário