sábado, 1 de maio de 2010

Capítulo V

NOSSO DIA A DIA
"...não julgues e não sereis julgados;
não condenes e não será condenado;
perdoai e sereis perdoado..."
(Lc 6,37)
Temos que estar atentos, pois a cada instante, diferentes caminhos se apresentam à nossa frente e nós, somente nós, somos responsáveis pelo que escolhemos para trilhar. Cada um nos leva para mais perto ou para mais longe da felicidade. O Gabriel está certo quando afirma que não posso só ficar escrevendo o livro, preciso continuar meu dia a dia, conhecendo pessoas, passeando, enfim, vivendo. Este é um ano de eleições e eu e a Suzana estamos envolvidas na campanha partidária. Soube que a Isabel também vai se candidatar. De uma forma ou de outra todos somos importantes na formação do Universo, mas, as vezes, não nos colocamos na posição correta.
- Voce sabe como passei o dia da hoje, não sabe? Queria compartilhar com a Suzana, mas primeiro queria falar com voce sobre o caminho que a Isabel está seguindo. Será que é bom ela se candidatar?
-Ela tem que tentar para descobrir por ela mesma, mesmo que tu aches que a influência é dos outros.O dar amor faz parte da vida da Isabel, que nem da tua. Há várias formas de dar amor, e sempre lutastes para que entre as pessoas existisse o amor. Tu sabes que ela está descobrindo sua missão, às vezes se afasta, outras se aproxima. A caminhada está à nossa frente e o caminho nós é que trilhamos. Pode-se estar mais longe e às vezes mais próximo, mas cada indivíduo deve prosseguir no seu caminho.
- Mas voce não tomaria esse caminho, não é?
-Se a Isabel resolveu seguir este caminho, mas não se deixar dominar e agir da maneira que ela acredita, com garra, ela vai chegar e será feliz no caminho que escolheu. Mas se a Isabel se deixar dominar, se ela não lutar por aquilo que acredita, qualquer caminho que ela siga não encontrará a felicidade. Depende da força de vontade dela e também do amor das pessoas que ela ama. Por isso, estende tua mão, independente do caminho que ela escolher seguir.Porque tu a amas e podes entendê-la.
- Certo, vou apoiar no que puder. Mas tem tantas outras coisas
que não compreendo!São tantos assuntos e o tempo tão pouco...Por exemplo,queria saber o sentido da oração. um dia desses fiquei pensando assim,quer ver? Só Deus interfere nos assuntos terrenos, não é? Voce não interfere?
- Eu não posso interferir nas coisas terrenas.
- Então,se a gente reza para um anjo, ele não pode ajudar. Mas se reza para Deus, ele pode modificar...
- Se as pessoas rezassem diretamente ao Pai, muita coisa seria modificada. Mas as pessoas têm receio de orar ao Pai.
- Não é só receio! É porque as pessoas não entendem, eu também não entendo. Quer ver? A gente tem o livre arbítrio, leva a vida como quer, mas se as coisas dão errado, a gente vai e pede ajuda a Deus. Aí Ele ajuda? Eu acho que não devia ajudar. Não é de vingança. É por que a gente tem que aprender a arcar com nossas responsabilidades. Se não, fica muito fácil. A gente faz as besteiras, se der errado, a gente reza e pede a ajuda de Deus, se der certo, a gente continua aproveitando. E por que Ele vai interferir numa coisa e não vai interferir em outra? Igual ao dia da festa do luau, que fiquei rezando para não chover. Mas choveu! Alguém deve ter rezado para chover...
- Verinha, as pessoas fazem pedidos, e agradecimentos também. O Pai a tudo escuta. Muitas vezes é através da fé, pois ela remove montanhas. Tudo vai depender de nossa forma de acreditar, da nossa fé, de nossos pedidos, pois, ao acreditar naquilo que queremos, ao acreditar na existência do Pai, na Sua energia, conseguimos, através da nossa força, muitas modificações.
- Voce acha que quando agimos mal e algo não dá certo, se fizermos uma oração vamos modificar alguma coisa?
-Se alguém quer mudar, porque quer dar um bom sentido à sua existência, não achas que a energia que emana deste espírito, seria suficientemente forte? Porque a pessoa tem total domínio da sua vida, e a oração está colaborando para que descubra em si mesmo, a sua força de vontade. É a mesma coisa quando conversamos com os animais, quando conversamos com a natureza, é a nossa energia interna, a nossa vontade, é o nosso livre arbítrio.
- Mas quando as pessoas pedem coisas opostas, vale quem tem mais energia?
- Mais amor.
- E a chuva?
-Existem os estágios: primeiro o ciclo natural da vida, depois as forças ocultas da natureza, depois nós, os pequeninos anjos,e acima de tudo Aquele que tudo olha. Aquele que tudo conta, o Pai. Ele é o responsável pelo desabrochar de uma flor, pois o Pai se preocupa com toda a humanidade e, ao mesmo tempo, com o simples desabrochar de uma flor. O Pai consegue tudo compreender, tudo cuidar e ao mesmo tempo se preocupa com um único fio de cabelo de Seus filhos.
- Mas, se eu rezo...Pai, faz o melhor para ela, pensando em alguém a quem eu quero ajudar, Ele faz ou fica tudo na mesma? Ele interfere?
-Ah! Quando falas, " que seja feito o melhor para ela" , teu coração deixa nas mãos do Pai, que é o Caminho. Mas o Pai deixa o indivíduo descobrir sozinho o que busca. As pessoas não podem dizer " que seja feito o melhor para mim" . Elas tem que saber o que buscam. Que livre arbítrio é esse que deixa nas mãos do Pai? Quando o indivíduo não pode tomar a decisão , às vezes, o Pai toma a decisão por ele, mas quando depende exclusivamente do indivíduo, da sua vontade, da sua perseverança, persistência, aí são os indivíduos que tem de demonstrar, lutar e buscar o que querem. Mas o Pai sempre ajuda a ver o Caminho, porque Seu amor é muito grande. Ele a todos acolhe, porque quer o melhor para seus filhos, mas às vezes precisa ser um pouco duro, para que aprendam com a vida.
- Preciso falar de um outro assunto muito sério, posso? Eu gostaria que voce me falasse sobre o aborto.
- Vou te explicar dentro de uma visão de amor, na concepção de verdade que Cristo nos tem ensinado. Primeiramente preciso falar algo que pode parecer forte, chocante e até duro: se o indivíduo tem consciência de seus atos, terá que responder por eles. Pois uma pessoa quanto mais consciente e quanto mais ciente do que está fazendo, mais responsabilidade tem. Passamos então, a analisar algumas situações:
* É a certeza que cada indivíduo tem de ser o responsável pela sua vida,
* Se a mulher tem direito sobre seu corpo, como poderia ser cobrado dela a responsabilidade de um abôrto?
* A vida gerada não é feita individualmente, ela é promovida por duas pessoas.
A responsabilidade é algo muito amplo, que envolve várias questões sociais. É muito difícil dizer que uma pessoa tem a responsabilidade exclusiva pelo ato que está acontecendo, quando a vida de um indivíduo faz parte de um contexto e não conseguimos isolar este ato. Por exemplo, uma pessoa que vive num ambiente de miséria, de ignorância e provoca um aborto, evita-se que mais uma criança nasça subnutrida, fraca, doente. Nenhum indivíduo pode ou tem o direito de condenar alguem que praticou um aborto, pois a condenação deve recair sobre aqueles que deixaram morrer muitas mulheres em clínicas clandestinas, que usufruiram da clandestinidade para enriquecerem ilícitamente.
Verinha, poderia perguntar também, e se este pequenino ser que ao mesmo tempo sofre toda carga desta sociedade, que não tem culpa da maldade, da violêcia, da injustiça social, da miséria, da fome, o que acontece com ele? " Todos esses pequeninos vão para junto do Pai." Pois o fato não está em se deixar a vida continuar fluindo ou interrompê-la, mas que consequências esta decisão trará ao indivíduo, os seus sentimentos, o seu dia a dia. Se a mulher sentir em sua consciência que não deve abortar, não o faça. As pessoas têm sempre que medir as consequências de seus atos!
- E se uma adolescente engravida? Ainda não é muito responsável pelos seus atos. O que nós devemos fazer? Aconselhá-la a abortar ou a deixar a gravidez?
- Todos, mesmo que bem pouquinho, temos responsabilidades sobre nossos atos. Nada na vida pode ser imposto, pois com a imposição tiramos a responsabilidade da pessoa e jogamos sobre nós , ao mesmo tempo que,esta pessoa, perde a sua livre escolha.. Mas, se realmente queremos ajudar alguém, não podemos omitir os prós e os contra. Temos que ir elucidando para a pessoa ir decidindo. Não é certo assustar os jovens, dizendo que é pecado, que é errado, mas precisamos esclarecer para que tomem responsabilidade de seus atos e que no futuro não usem o aborto de forma desnecessária, já que há tantos métodos anticonceptivos. Muitas vezes nossa responsabilidade aumenta, pois podíamos evitar esse acontecimento e nada fizemos. Mas não quer dizer que estes jovens estarão condenados por terem praticado o aborto. O que te falo é que se eles não tomarem a decisão por si, não aprenderão o caminho. Mas nenhuma pessoa deve ser massacrada porque cometeu um aborto. Tudo depende de nossa consciência, do nosso amor, de nossa decisão. Outra coisa, qual seria o maior crime? Uma criança de 12 anos, gerar e ter outra criança, ou tentarmos ajudá-la a superar todas as crises e não obrigá-la a cuidar de outro ser? Ela já não teve infância, vamos obrigar outra criança a também não ter infância, a não ter vida? Há tanta ganância no mundo, tanta violência e tanto ódio, de quem devemos cobrar a miséria, a ausência de saúde, a desinformação? Que sociedade é essa que não dá condições de um indivíduo viver dignamente e o condena por tentar manter uma vida digna? Verinha, aquele que condena, olhe primeiro e veja qual parcela de contribuição que está dando para diminuir o sofrimento. É muito fácil condenar, mas difícil estender a mão, consolar, compreender,apoiar e principalmente não carregar de preconceitos um conselho. O Pai nos dá o livre arbítrio, só que nos pede consciência e responsabilidade. Se temos plena consciência do ato que vamos fazer, não devemos temer. Pois o Pai , que tudo vê, que tudo escuta, que nos ama muito, compreende. Não devemos nos omitir nunca, pois a omissão é um grande erro.
Então cada pessoa realmente é responsável por seus atos. Todos nós passamos por situações e encontramos pedras na nossa caminhada, que precisamos contornar e ter força de vontade, sabedoria, tranquilidade suficiente, para encontrar a melhor solução.
- Quero lhe perguntar sobre as discussões com minha filha. Deus ajudou? Na mudança dela? Na alegria e confiança que ela de repente voltou a demonstrar ao conversar comigo?
- Por que perguntas se não tem dúvidas?
- Porque acho incrível a força da oração! Eu estava triste e orei ao Pai para que eu e minha filha pudéssemos conviver num amor tranquilo, embora com pontos de vista diferentes.
- É a nossa força, nossa crença, que movimenta as energias, mas o Pai está pronto a escutar o nosso coração, a nos auxiliar com seu amor.
- Ele é a nossa força?
- Ele é o amor, a grande energia que rege todo o Universo. Ele é o grande Amor.
-Outra coisa que eu queria saber...voce não é um anjinho qualquer, por mais que eu adore voce, eu fico sempre me perguntando, por que "ele" ?
- Eu sou um simples anjinho.
- Voce sabe que não é, somente a sua humildade é que o torna muito simples. Fala.
-A pessoa tão especial que tu és! Tens o coração muito bonito!
- Gabriel! Voce está enrolando!
- Não estou!
- Então por que é que é voce? que é voce que anuncia a Boa Nova...
- Eu venho sempre para dar mensagens de alegria, de esperança, de mudança...
- Que mudança?
- Tudo a seu tempo!
- Sabia que voce não ia responder. Quanto suspense!
- Agora, Verinha, eu estou torcendo também para que as pessoas boas, mesmo que seja num pedacinho, só num pedacinho do mundo, comecem a governar e lutar pelos indivíduos. Isto é necessário para que melhore , cada vez mais, a vida do povo de Deus.
- Se a gente fizer bem esta campanha...
- Vou tentar ficar bem pertinho, tá? Bem pertinho mesmo!
- Acho que a gente vai conseguir.
- O Pai me fala que são os homens que têm de lutar, que têm que querer, mas eu não vou resistir a ficar bem pertinho, a tentar ajudar. (risos) No caso da Isabel, se tu ajudares, eu também estarei junto. Continua sendo esta pessoa cheia de luz. Fica em paz.
Ainda continuo preocupada com a Maria, minha amiga. Sei que a vida dela é difícil, problemas financeiros e espero que aja com sabedoria para saber qual a atitude correta que deve tomar.
- Voce escutou a Maria falando que gostaria que voce viesse através dela?
- Verinha, às vezes me faço presente através das pessoas segundo o amor que tu sentes. Também eu sinto esta alegria de poder vir através de outras pessoas. Está na relação de amor que tu tens comigo, pois teu amor é tão grande que faz com que as pessoas sintam vontade de receber-me. A Maria é uma pessoa especial, de uma energia muito grande, de um coração muito bonito.
- Voce poderia vir através dela?
- Existe algo que é necessário ser falado muito claramente, eu sempre virei, até aprenderes a escutar teu coração!
- Já fala rindo...
- Não , Verinha, falo sério. Pois tu já escutas, embora digas que não escutas; mas sempre virei através de um ser que amas muito e que também te ama.
Sábado fiquei muito feliz, pois o Isaías, do Centro Espírita que frequentávamos, quando terminou os trabalhos, nos disse que gostaria que marcássemos um encontro com a "entidade" com quem me comunico, para ele poder conversar. Fiquei muito ansiosa, esperando a visita de Gabriel, pois queria entender como o Isaías tinha chegado aquela decisão.
-Gabriel, sei que combinamos que conversaríamos numa segunda feira sobre assuntos do livro e, na semana seguinte, falaríamos de minha família, minhas dúvidas, minha ansiedade. Mas, hoje, vamos trabalhar. Voce viu a história do Isaías?Ah! me conta...voce falou com ele lá no Centro? A Suzana queria que eu lhe perguntasse se voce deu uma "chamadinha" nele. Ou foi alguem que disse que, se le não tomasse uma decisão logo, talvez a gente não voltasse mais lá?
- O Isaías sente as manifestações de forma diferente, conforme seu entendimento. Depois de uma certa existência, depois de um certo aprendizado, as pessoas começam a sentir manifestações mais parecidas. Mas , quando acontece de forma não planejada, o indivíduo sente determinadas reações. Tu sabias que eu estava lá. Já consegues sentir a minha presença, pois faço parte do teu dia a dia. A Suzana sentiu a minha presença e por isso, passou a sentir um grande frio, de repente. O Isaías sentiu uma energia que fluía intensamente através de ti e da Suzana. Através dessa energia eu consegui me fazer presente para ele e ele sentiu algo muito forte.
- Mas ele não acredita que é voce...
- Acho que ele já tem uma grande desconfiança que pode ser um anjo, mas ele não tem certeza absoluta.
- E quando a gente vai marcar para conversar?
- Antes, quero te fazer um pedido bem pequenininho. Se não fores ficar muito ansiosa, peço para não ires ao Centro do Isaías neste sábado. Sabes por que? Tu e a Suzana estão envolvidas em muitas atividades na campanha política, andam muito cansadas e me preocupo com a segurança de voces. Não tenho previsão, nem fui avisado de nada que possa acontecer-lhes, mas tu sabes que é necessário ter cautela. Estas estradas são muito perigosas, voces precisam dirigir durante uma hora para chegar ao Centro, e não custa adiar, só por uns dias, a conversa com o Isaías. Não é necessário que, com tantas coisas que tens a fazer esta semana, ainda te desloques para lá. Podemos marcar a data e te comunicarás com ele.
- Tá bom, eu ligo e marco uma hora com ele.
- Nós precisamos marcar uma primeira conversa, pois não precisa ser única e não deve ser muito longa...A Suzana vai estar numa ansiedade muito grande , pois ela não estará em casa, terá mais alguém e vai ficar um pouquinho nervosa.
- Ah! Me explica uma coisa! Eu já estava até desistindo de ir ao Centro, porque o Isaías tem as crenças dele, eu não quero ir lá, para ficar discutindo com ele. Mas eu também não quero ficar escutando coisas que não acho certas. Ai, fico pensando...para que eu vou, então ?.Se é só pelas amizades ou para provar para ele que voce é o Gabriel...
- Vou te dizer algumas pequeninas coisas: mesmo que para o Pai, nada precise ser provado, para os homens as provas têm que ser tantas... Algumas pessoas, nem todas, respeitam os indivíduos. Por isso, nem todas têm dúvidas. Mas uns, darão maior credibilidade ao que estás escrevendo se uma outra pessoa puder ver e confirmar esta veracidade. Não é tão simples tu dizeres ou demonstrares para os outros, que conversas com um anjo. Pessoas sensíveis, que te amam, acreditam, outros não se importam, ou têm inveja, ou têm dúvida, e outros simplesmente contestam. Por isso que o Isaías pode colaborar abrindo algum caminho. Como a sua ida a São Paulo, para conversares com a escritora Sara Marriott (autora de " Pergunte a seu Anjo" ), ela também pode contribuir. O Pai vai indicando os caminhos, se algum deles não der certo, o Pai estará sempre junto de ti para abrir novas portas. Por isso, o convite ao Isaías para conhecer os ensinamentos cristãos, pois ele é uma liderança. O teu papel está sendo de colocar ao alcance dele estes ensinamentos e de muitas outras pessoas, de uma forma clara. Compreendes um pouquinho?
- Compreendo, mas ainda não entendo por que voce fala comigo! Por que me escolheu? As pessoas me perguntam por que voce vem falar comigo e nem sei o que responder...
- Já sentias dentro de teu coração que algo importante ia acontecer.Algumas pessoas sentem isso, mas não buscam e nada acontece. Outros indivíduos, quando sentem que têm algo importante a fazer, mesmo passando alguns anos sem nada acontecer, mais tarde buscam e realizam seus sonhos. Realizam este ato, realizam este acontecimento. Quando menina, demonstraste a tua fé, estavas cada vez mais te encaminhando para os ensinamentos de Cristo. Verinha, teu amor pelas outras pessoas, tua vontade de ver o mundo melhor, fez com que criasses ao teu redor, uma energia de amor. Muitas vezes, através da tua alegria conseguistes afastar a maldade, as pessoas perversas, os acontecimentos ruins. A tua caminhada, a tua fé e a tua perseverança, frente aos obstáculos, mesmo sendo uma pessoa tímida, pois no fundo eras muito tímida, fizeram de ti esta pessoa que é hoje. Fica em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário