domingo, 18 de abril de 2010

Capítulo IV

MAIS ALGUNS PASSOS





"...não temas Maria, pois achaste
graças diante de Deus..."

(Lc 1,30)


Esta semana escutei uma história que, por alguma razão, não ficou gravada em fita, mas ficou gravada em meu coração. Perguntei ao Gabriel:


-Voce é mesmo o anjo Gabriel?

-O que diz o teu coração?

-Ele diz que é, mas eu queria ter certeza que foi voce que anunciou à Maria o nascimento de Jesus. Por que voce não fala?

-Normalmente não falamos o nosso nome, pois pode dar a impressão de que somos pretenciosos. Mas como queres tanto que eu fale, vou te dizer: Eu, Gabriel, sou anjo há muito tempo e acompanho voce desde pequenininha. Há muito, muito tempo atrás, fui a uma pequena cidade. Fui levar uma Boa Nova, para uma jovem que tinha uma grande pureza de alma. A notícia era que ela seria a mãe de Jesus. Seu filho sofreria muito, morreria na cruz, mas depois ressuscitaria, pois ele vinha para mostrar o perdão dos pecados.


Chorei muito, de emoção, durante esta conversa com o Gabriel e ainda não entendo o porque dele vir falar comigo. Mas uma coisa compreendi: existe uma lógica na vida, nada acontece por acaso. Todo conhecimento fica acumulado no Universo , Alinhar ao centronada se perde. Por isso, quando queremos algo, com muita força e amor, o universo se encarrega de aproximar o objeto de nosso desejo até nós. Tudo evolui, a Natureza, o Universo e os Seres Humanos. O Universo está em evolução, acumula conhecimento, se modifica com o amor. A força maior do Universo é o amor. Ninguém se perde, todos chegaremos a Deus, cada um a seu tempo e todos temos um ser iluminado que nos acompanha durante toda a vida.

-Tive uma semana confusa...


- Vou procurar te esclarecer. Cada pessoa busca algo para sua existência, um sentido para sua vida, almejam coisas diferentes. Alguns indivíduos procuram o amor, paz, segurança, algo que os gratifique. Alguns se empenham por bens materiais, buscando coisas que são importantes para ele. As pessoas têm que viver a plenitude da verdade na existência que elas acreditam, pois somente assim poderão reconhecer a tendência que têm a seguir. Tu deves estar preparada para todos os acontecimentos. Vou te explicar: vives a tua vida, os teus atos, o teu amor, a tua liberdade, não tens medo, respeitas e não escondes o que sentes, pois para ti a essência da verdade é a vida.

- Não estou entendendo...


- Te digo para não tentares modificar a vida das pessoas, para respeitares. Estás com o coração aberto para escutares o que cada indivíduo dirá? Nossos atos, nossa vida e nossa verdade podem ajudar a construir a vida do outro, mas Nosso Senhor sempre nos ensina a iniciar os nossos passos e a nossa tomada de consciência e deixar que o outro dê seus passos. Na vida há que se tomar consciência para reconhecer, dentro da capacidade de medir seus atos, a sua verdade. Pois se temos o livre arbítrio é para seguirmos nossa consciência, pois tudo que acontece em nossa vida tem que fazer parte de um ato consciente.


- Mas voce acha que só devo escutar as pessoas e não dar minha opinião?


- Devemos sempre falar a verdade e seguir os nossos sentimentos, mesmo que os indivíduos, que escutam o que estamos falando, fiquem pensativos e não concordem. Mas, ao mesmo tempo, devemos respeitar cada indivíduo na sua forma de pensar, pois não estamos no lugar dele, não estamos vivendo os seus passos, o seu dia a dia. Mas a verdade precisa ser dita, pois o nosso exemplo pode servir de estímulo, de energia positiva para outros indivíduos.



-Mas, na educação dos filhos, devemos respeitar a forma deles pensarem? A mãe deve respeitar, e o pai também ? E , se Deus é Pai, qual o lugar da mãe?


-Verinha, sempre deves respeitar a opinião dos outros. A sociedade em que vives é patriarcal, por isso, em determinados momentos, é mais fácil usar amor de Pai para nos referirmos ao amor de Deus. Mas também podes usar amor de Mãe. Para determinadas pessoas é amor de mãe, pois há muitos indivíduos que não conheceram seu pai e outros que foram maltratados por seus pais genitores ou padrastos. Por isso gostaria de deixar claro para todas as pessoas que usando a expressão Amor de Pai, queremos dizer que é amor protetor, que é o verdadeiro sentido da palavra pai:
Pai que ama,
Pai que se orgulha,
Pai biológico, que define o sexo de um filho...
este é o sentido de AMOR de PAI....
Mas é correto também falar que Deus é Mãe
Mãe no gerar,
Mãe no acariciar,
Mãe que tudo sabe,
Mãe que tudo perdoa,
este é o sentido de AMOR DE MÃE.


- Mas, Gabriel, se Deus é Pai e Mãe, se tudo perdoa, se dá sempre uma nova chance para aquele que faz alguém sofrer, então, algumas pessoas devem pensar: por que ser bom?


-Vou te explicar de uma forma fácil, para compreenderes: Um pai tem dois filhos. Um filho que vai à escola, que tira as melhores notas, que vence na vida, que é inteligente, que tem sua família, que lhe dá o primeiro neto,que lhe dá o segundo neto, que tem uma boa esposa, que faz caridade, que pensa nos outros, que ama seu próximo, que vive uma vida digna, justa, que não tem preconceitos...Qual seria a reação do Pai frente a este filho? Suas energias estão próximas, interagindo. As luzes deste Pai e deste filho irão se confundir.E o outro filho? Que não dá valor à vida, que mata, que não tem perdão, que vive uma vida promíscua, que não acredita em nada, que não tem paz de espírito. Como reagiria o Pai, frente a este filho?Iria sofrer, só lhe traria desgosto, sentiria pena, tristeza, melancolia. Este pai buscaria de todas as formas trazer este filho para próximo de si, tentaria cuidá-lo , tentaria mostrar o verdadeiro caminho.
Será que este pai estaria sendo injusto? Se o filho que lhe dá tudo, lhe dá amor, continua suas pegadas...e o outro o relega, o magoa, humilha, será que este Pai não está sendo injusto, por buscar aquele que o abandonou? Verinha, o filho que é bom, está dentro do Pai, permanentemente, faz parte da luz do Pai. O outro é digno de pena,de compaixão por parte de seus irmãos. Por isso tem que trilhar um caminho mais longo. Mas o Pai estende o braço para ajudá-lo. Seu filho bom, já vive da luz, traz orgulho ao Pai, traz luz e vive nessa luz, este filho que é exemplo vivo do Pai é alegria, não precisa de misericórdia pois seu coração é cheio de amor; não precisa de compaixão porque a dignidade impera em seu olhar; não precisa de piedade, pois sabe dar seus passos com firmeza.
E o outro? O outro! Que pensa que tudo aproveitou...que pensa que usufruiu da melhor parte...ao olhar para o Pai, encontra nos olhos, em vez de luz, decepção, em vez de amor, compaixão; o caminho é mais duro e a distância da peregrinação é mais longa. Mas o Pai , que a todos os seus filhos busca "que não abandona uma ovelha do seu rebanho" (Mt 18, 12-14/ Lc 15, 1-7), pede a seus filhos, que muito o amam, para ajudá-lo a buscar essa ovelha perdida.


Gabriel já tinha dito que se os homens compreendessem a plenitude do amor de Deus,não haveria necessidade de seguirem esta ou aquela religião,mas que elas ajudavam a divulgar os ensinamentos.



- Outra vez em relação às religiões. Existe alguma que é mais certa?

- Se acreditamos na religião que pregamos, no amor, no passo à frente correto, na justiça,na paz, vamos chegar próximos ao Pai. Mas, se não levamos a sério aquilo em que dizemos acreditar, se não seguimos o que nos propomos, se ocultamos a nossa face para as pessoas não poderem nos conhecer ou reconhecer, estamos errando. O Pai nos dá vários caminhos, todos podem nos levar a Ele, mas depende de nós. Já falamos que não será esta ou aquela religião que está certa ou errada. Quando seguimos alguma crença de coração aberto, quando estamos preparados para escutar não só aquilo que queremos...Quando não impomos o que acreditamos aos outros...Quando seguimos o que acreditamos, de forma justa e coerente, e não só aquilo que interessa...Quando seguimos o que é bom para o nosso espírito, isso nos dignifica...


- Mas Gabriel, como saber? O que é certo?


- Devemos sempre estar atentos, pois na Bíblia várias passagens nos alertam para os falsos profetas, que viriam, deturpadamente, anunciar a palavra de Deus. Pois todo aquele que anuncia e divulga a palavra de Deus é um profeta seu, mas aquele que se utiliza da palavra de Deus, para benefício próprio, este é um falso profeta. Por isso, algumas passagens nos alertam para que não usemos em benefício próprio, não devemos ser falsos profetas e devemos estar sempre alertas para não nos deixarmos guiar por eles. Pois, se um anjo usasse erradamente a palavra de Deus também seria punido, imagina um homem! Muitas coisas, na Bíblia nos são colocadas para analisarmos e pensarmos. Conforme a interpretação que damos entenderemos dessa ou daquela maneira. Temos que saber distinguir quando está sendo usado em sentido figurado algumas passagens.


-Estive lendo uns livros que a Isabel me deu , "Nossa Ligação com as Energias Superiores" e " A Comunicação com os Anjos e Devas" , gostei muito ,mas tenho algumas dúvidas...


- Estes livros são muito bons para voce meditar e ir conhecendo as diversas formas de acreditar no Pai.

- Eu queria entender mais...


- O conhecimento não é algo estanque , é mutável. Devemos sempre buscar o conhecimento.É tão importante estares de mente aberta...Tudo que é colocado no teu caminho são mensagens do Pai. Ele tenta ,da melhor maneira possível, a forma de falar-te para que possas compreender. São luzes que Ele te coloca para entenderes melhor Seus ensinamentos.


- Gosto tanto de conversar com voce , mas fico triste pensando que um dia voce não virá mais!


- Verinha, eu sempre volto, mas as pessoas que estão no teu dia a dia, podem me substituir com facilidade: as conversas com a Isabel, a companhia da Suzana ,da Maria, o Pai está em todas elas.


- Conversei com a Isabel, sobre quem é Deus, de que forma se manifesta. Ainda não entendo Deus como algo sem forma.


-Eu sei, Verinha, são formas de pensar, de buscar o Pai. Por isso têm que ser respeitadas.


- Será que meu modo de pensar é correto?


- Cada pessoa tem uma compreensão, que é uma necessidade individual de entender de uma maneira ou de outra. Se for sincera no seu coração e estiver buscando o amor do Pai, todas as formas são corretas. O Pai respeita tua forma de pensar. O Pai nos abre caminhos, mas nós é que temos que ir trilhando. Busca sempre o conhecimento!



-Gostaria de ficar conversando horas e horas.


- Eu sei, mas a vida é para ser vivida e esses momentos são para serem compreendidos. Fica em paz, não fiques ansiosa, estou sempre junto de ti. Devagar vais conseguir, pois cada vez te sinto mais próxima, teu coração, cada vez mais, se enche de luz e amor.


-Será que vou virar anjo?


- Vai demorar um pouco... (Gabriel falou isso rindo). Eu gosto muito de estar aqui conversando, mas daqui há pouco, o Pai vem aqui me repreender.


-Então é melhor voce ir, senão lá tenho eu que rezar pedindo desculpas de novo( também falei rindo, achando graça de anjos serem repreendidos).


-Fica em paz.


Outro dia o Gabriel me deu conselhos práticos. Eu precisava fazer uma leitura no Centro Espírita do Isaías, e estava muito nervosa, pois fico em pânico quando tenho que falar,na verdade não consigo nem pensar direito e aí, o Gabriel me ajudou.


-Fales de uma passagem do Evangelho Segundo Alan Kardec e depois informa que gostarias de ler os dizeres de um amigo. Anota o que achas importante, deixa as dicas para ti mesma e aí, estarás segura do que estás dizendo. Outra coisa, as pessoas,as vezes gostam da gente, não pela perfeição do que fazemos, mas pela emoção, pela vivência, pela verdade daquilo em que estamos acreditando.


- Obrigada. e agora me diz, voce levou bronca, naquele dia que demorou conversando comigo?


- Nosso Senhor só me disse para ficar mais atento. Agora quero escutar sobre o que voce tem feito.


- Nada importante...tirando morcegos do forro da casa, conversando com eles, pedindo para eles sairem. Como voce não quiz me ajudar, li no livro " Comunicação Com os Anjos e Devas' que era possível a comunicação com os outros seres através da energia própria de cada um...estou me exercitando...


- Voce sabe que não posso te ajudar em tudo. Dou ensinamentos e conselhos, mas não posso resolver os teus problemas. Tens amigos que também podem te ensinar muitas coisas. Tens teus passos que também ensinam muito.

Verinha, já te falei do amor de Pai, porque ser bom, mas não poderia deixar de te falar de outro sentimento que temos em nosso coração. Hoje, quero falar-te do ódio e do perdão. Pois o sentimento do ódio é duro. Muitas vezes acreditamos que ao odiar outra pessoa a estamos prejudicando. Até pode acontecer quando passamos do ódio para atitudes concretas; quando fazemos mal a esta pessoa. Mas , Verinha, o ódio é algo que só a nós prejudica, pois aquele sentimento fica em nossa mente e vamos alimentando-o todos os dias. Em certos momentos pensamos que já esquecemos este sentimento, mas ele nos volta no meio da noite, durante o dia, e vai nos corroendo, vai nos fazendo mal... Em vez de pensarmos em outras coisas , em vez de amarmos mais intensamente as pessoas, em vez de vivermos felizes... toda nossa vida fica presa a uma pessoa que queremos esquecer. Pois, se não temos a capacidade de perdoar,quem sofre somos nós mesmos. Devemos sempre tentar nos reeducar, para não sentirmos ódio por outra pessoa. Sei que muitas vezes existem mágoas, angústia, dor, humilhação, mas temos que reagir. O Pai ensina a amarmos e perdoarmos. Quando damos o perdão, estamos fazendo o bem a nós mesmos e não ao outro somente. É por isso que amor e ódio estão juntos. Muitas vezes o outro fica em sua angústia, mas nós estamos libertos do sentimento que nos havia sido imposto. Temos a capacidade de perdoar, de tirarmos o peso da opressão. Não quero dizer que precisamos nos humilhar, nos rebaixar, suplicar para que o outro nos conceda o perdão, nós temos é que nos libertar e retirar o peso de nosso coração.


- Mas não precisamos procurar a pessoa para darmos o perdão?


- Não, não precisas. Precisas sentir em teu coração que perdoastes e deixastes de odiar. Quantas pessoas passam a vida toda odiando, em vez de viver, em vez de aproveitar o seu dia, em vez de se livrar daquela opressão. Veja como é triste não perdoar!


- Gabriel,aproveitando que estamos falando de perdão, ódio, angustias, me explica por que a Maria anda sempre com pensamentos negativos, sempre com alguma coisa ruim...


-A Maria tem uma fôrça de vontade e uma energia muito grande. Se as pessoas deixam essa energia no ar e não a canalizam para o bem ou para a construção positiva de suas vidas, ela se perde e faz a mente das pessoas trabalharem, pensando em coisas ruins. Porque, se o indivíduo que já está bem, que tem seu dia a dia tranquilo, é acometido por coisas ruins, imagine alguém que já está cansado, amargurado, que está desiludido com a vida. Verinha, a Maria precisa descobrir algo importante e canalizar essa energia para si. Ela acreditava que a melhor coisa que ia acontecer na sua vida era o nascimento do João, o seu filho. E foi, não só, mas o nascimento do filho da Maria deveria ser, para ela, algo de plena alegria, mas as preocupações e a dureza da vida não a deixam ver o filho perfeito, o filho inteligente! É o companheiro que ela terá. A Maria acredita em muitas coisas e as vai buscando indiscriminadamente. Tudo está ao alcance. Mas ela precisa buscar nela mesma, na força interior, na Maria que tinha vontade de viver, que lutava pelos outros, que acreditava que era capaz de dizer não, que era capaz de não se rebaixar diante das pressões, pois queria a libertação do povo, queria o crescimento das pessoas. Hoje ela perdeu essa garra, não consegue nem lutar por si, não consegue nem dar conta de sua vida e também não consegue lutar pelos outros. Ela precisa resgatar isso dentro dela, recuperando a sua dignidade. Temos que fazer algo de que gostamos, que nos gratifique, pois se tudo que fazemos não gostamos, nós desanimamos. Eu sei que dizer é fácil, pois o difícil é realizar, mas é preciso ter fé em algo, não ficar buscando em todas as direções, em todas as crenças e religiões, pois, quando buscamos sem analisar, os ensinamentos só nos confundem, não nos levam a lugar nenhum. Fique em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário