domingo, 9 de maio de 2010

Capítulo VI

AS DESCRENÇAS






"...homem de pouca fé, por que


duvidastes?"




(Mt 14,31)






Estamos praticamente no meio do ano. Os dias já não são tão quentes, chove muito, tudo fica menos colorido. Mas, apesar do tempo, esta semana fiquei muito feliz.

Um amigo havia me dito que viu no jornal uma reportagem intitulada " Gays de Armários" , se referindo aos homossexuais que não assumem sua condição. Achei que o jornalista não tinha muito conhecimento da situação preconceituosa com que os homossexuais são tratados e, por isso, resolvi responder à reportagem. Foi a primeira vez que tomei a iniciativa de escrever para um jornal e aquilo me deu uma satisfação muito grande, pois, dois dias depois, vi minha carta publicada no jornal. O Gabriel falou-me as seguintes palavras:




- Verinha, fiquei muito contente, e o Pai também, com a carta que mandastes ao jornal. Tua perseverança, tua coragem, teu senso de justiça são muito grandes. Ficamos muito felizes ao saber que não abandonas uma causa, que não abandonas um amigo. Manténs a memória dele viva, resgatas, cada vez mais, o fato dele ter dado a vida por uma causa. Sua vida, para que outros pudessem ser mais felizes que ele. Tua atitude foi muito bonita, digna de admiração, digna de uma mulher de coragem!




Segue uma cópia da carta, para explicar o comentário deste anjo.



Caro Editor,




Gostaria de fazer um breve comentário sobre a reportagem publicada no dia 29/06/96, intitulada (Editorial 2) - " Gays de Armário no Paraíso" . Acho que o Jornal está de parabéns por ter sido o único a lembrar o dia Mundial do Orgulho Gay. Pena que com um dia de atraso! Pois, um assunto tão polêmico e tão pouco claro para a maioria da sociedade, deveria ter, por parte dos meios de comunicação, uma atenção especial.

Poucas pessoas sabem, que neste Município existe uma lei que garante a livre orientação sexual de todos os cisdadãos. Creio que os meios de comunicação cumprem seu papel quando esclarecem a população quais os seus direitos e deveres. A " ADEH - Associação em Defesa dos Direitos dos Homossexuais" , foi citada na reportagem, mas será que a população tem tem conhecimento do que aconteceu com Cláudio Orlando dos Santos, presidente desta associação? Ou será que não é interessante comentar? Ele era homossexual, assumido, portador de HIV e estava desenvolvendo um trabalho de conscientização no combate a AIDS e na distribuição de camisinhas. Quando em 1994, a polícia que devia existir para proteger os cidadãos, achou por bem, acabar com o trabalho do Clô na base do cassetete, e o agrediu.

O nosso amigo Cláudio foi muito mal para o hospital e saiu de lá 2 vezes, uma ainda lúcido, em 3 de outubro, para exercer seu direito de voto e outra, em 2 de novembro, para o cemitério.

E o policial, onde está? Foi punido? Aproveito ainda para citar umas palavras de um grande amigo:" O homossexualismo é uma forma de amor, tanto o femenino, quanto o masculino. É uma busca de companherismo, da pluralidade maior. Há uma descoberta interior, dentro dessas pessoas, que são diferentes da maioria e diferentes entre si. O homossexual, quando faz a opção de maneira consciente, demonstra sinceridade e uma comprensão muito grande dos sentimentos. Deus não discrimina as pessoas, lhes dá o livre arbítrio, para que escolham o melhor caminho a trilhar, com amor e de maneira consciente." Será que esta cidade é o Paraíso?!





- Outra coisa, Verinha, não desistas! Continua lutando para que algumas pessoas também tenham oportunidade de mudar a vida política. Toda nossa contribuição, por menor que seja, para melhorar a vida do povo, é muito importante, pois o resgate da dignidade, da cidadania, faz parte dos ensinamentos deo Cristo. Ele veio para que o povo tivesse vida em ambundância, tivesse dignidade, tivesse fé. Resgatou-se o direito de ser cidadão, de poder viver dignamente, Verinha, os ensinamentos do Cristo são muito importantes , são muito bonitos.
As eleições municipais são importantes para o povo brasileiro. Por isso não pode ser num só momento; elas devem fazer parte das pessoas, elas devem mudar com consciência, devem querer melhorar, devem lutar pelo coletivo. Sê firme em seu propósito, passe este amor e esta força de vontade a outras pessoas, não desistas. Mesmo que tenhas decepções no caminho, mesmo que as pessoas te decepcionem. Estas pessoas também podem mudar, também querem descobrir seu próprio caminho. Várias pessoas, às vezes, se deixam levar por outras, por isso devemos sempre alertar, não devemos nos omitir. Devemos ter nossa posição firme, ter nossa posição clara, para que osoutros indivíduos tenham conhecimento, possam esclarecer suas dúvidas. Eleger pessoas justas, pessoas comprometidas é uma contribuição que damos para melhorar o espaço em que estamos. Quando Cristo veio, esperavam alguém que melhorasse a vida do povo daquela época. Ele deu mensagens de paz, de amor, de fraternidade. Se pudermos hoje contribuir políticamente, não devemos nos omitir, pois até Cristo, com seu amor, não deixou de ser político. Política não quer dizer politicagem, quer dizer cidadania. Por isso se através de uma eleição conseguimos colocar pessoas que são coerentes, devemos lutar, devemos nos esforçar, devemos nos dedicar.

Mas quero também que acredites no que estás fazendo, e se não concordares, fala, não te omitas, não tenhas medo de dizer, não ou sim, pois já passou a época de estares subjugada à vontade dos outros,ao medo de estares errada, ao receio de te manifestares.

É através do anor que passamos a respeitar os outros indivíduos. é através da plenitude dos sentimentos que conseguimos compreender a humanidade. Se amamos outra pessoa, ninguem precisa saber de que forma. Não é isso que muda a maneira dos indivíduos verem a Deus. Nenhuma pessoa precisa afirmar que é mulher, porque não é por ser mulher que deve ser respeitada, mas por ser cidadã. Para ter dignidade não precisa ser doutor, ter um título. Nenhum indivíduo precisa dizer que é homossexual, pois acima de tudo ele é um indivíduo e deve ser respeitado como tal. Não precisa ser branco para ser importante. O que quero te dizer é que o indivíduo deve mostrar o seu amor e, dessa forma, através do seu carinho, da sua dignidade, do seu respeito, ele conquista outras pessoas, ele passa os ensinamentos do Pai, ele demonstra sua liberdade, a sua luta contra o preconceito. Não tenhas medo de mostrar que não tens preconceito, que não te omites, que respeitas toda e qualquer pessoa que não discriminas as religiões, o negro, o branco, o pobre, as opções sexuais, ; que respeitas as pessoas pelo livre arbítrio que elas têm; que respeitas os indivíduos pois são pessoas que amam, que são sensíveis, que acreditam no Cristo.




- Eu fico muito emocionada cada vez que falo com voce. Voce é tão sensível! Tão gentil!. Tão preocupado com o nosso bem estar... Queria lhe agradecer pelo conselho de não irmos ao Centro do Isaías no sábado, estávamos mesmo muito cansadas e era muito arriscado irmos para auto-estrada...

- Eu ia ficar preocupado!



- Já que a conversa com o Isaías foi marcada para o sábado, voce vem também conversar na segunda ou vem só no sábado?




- Voce acha que vou deixar de conversar? Se o Pai me deu a função de conversar contigo no sábado, vou dizer para Ele que também tenho que conversar na segunda, que é minha obrigação...




- Está ficando um político e tanto...Acho que vou votar em voce! Vou fazer uma bela campanha!



- Tive que aprender, acompanhando tuas reuniões políticas.( risos)




E Agora? Acho que alguma coisa não deu certo! A Suzana e eu fomos finalmente, ao tão esperado encontro com o Isaías. Ao chegarmos, já soubemos que a situação não estava muito sob controle. Infelizmente, um pedreiro que trabalhava na casa do Isaías havia se acidentado, foi hospitalizado e o Isaías esperava , ansiosamente notícias. Apesar disto , resolvemos iniciar nossa conversa. Tudo parecia estar transcorrendo dentro da normalidade, mas de repente...Que decepção! O Isaías me disse que tinha problemas auditivos e que não estava ouvindo!?! Não houve jeito. O Gabriel, apesar de meu pedido, não falou mais alto e o isaías não escutou. Mal o Gabriel foi embora, o Isaías me disse que precisava ter certeza de que quem conversava comigo era mesmo um ser de luz. Só assim ele poderia dar credibilidade ao livro. Disse também que existem espíritos do mal, tão poderosos, que eu, com meu coração tão bondoso, e com uma fé tão grande, poderia ser ludibriada. Fiquei muito nervosa e decepcionada e espero, na maior angustia , esclarecer esta situação com o Gabriel. Ora, não é Deus que está por trás de tudo isso? Não é Ele que tudo pode? Então por que o Isaías não ouviu? Por que o Gabriel não pode falar mais alto?




- Vou lhe falar uma coisa muito importante: o Pai nos dá olhos para ver e ouvidos para escutar, e Ele quer nos dizer que depende de nós acreditarmos, pois não venho para que as pessoas acreditem, para provar que Ele existe . Sei da tua tensão , da tua preocupação, da tua vontade de que o Isaías acreditasse que eu sou o Gabriel, que cresse na veracidade destes acontecimentos. Mas algo quero te dizr: o Isaías teve a sua primeira oportunidade de ouvir, de ver, mas seu coração se fechou e nada ouviu. Tentei de outra forma, falando diretamente ao coração dele, mas ele nada quis ouvir. Não podemos julgá-lo, pois tinha as suas preocupações e passava por momentos difíceis. Mas ao mesmo tempo ele estava com dúvidas, queria uma prova concreta que o fizesse acreditar na existência do Gabriel. Sei que ficastes decepcionada, que questionastes a capacidade do Pai , de influenciar naquele momento. O Pai nos dá as possibilidades, depende de nós, do nosso esforço em querer acreditar, depende da nossa fé. A tua fé é muito grande, não tem barreiras. Muitas vezes, nas nossas conversas, não usamos palavras, mas nos entendemos; não concluimos frases, mas nos entendemos plenamente.

Ao Pai não existe barreiras, nem limitações. Mas, os homens têm suas limitações. A Suzana tem os seus limites. Preguntastes se ao Pai não seria possível fazer a Suzana falar mais alto. Seria, mas o Isaías poderia tirar a barreira de seus olhos, para ver algo que estava ao seu alcance. Bastava estender as mãos. Não teria se contradito, quando há meses afirmou que há gasto de energia quando existe uma manifestação através de alguém e, naquele momento o Isaías disse que não havia desgaste? Em todo esfôrço que a pessoa faz, há um consumo de energia. Quando nos concentramos, quando oramos. Não é um gasto que vai fazer mal a Suzana, mas não me permito prejudicar alguém, nem que seja um pouquinho. Uma pessoa que tu amas, que é filha de Deus, uma pessoa que é nossa irmã, não tenho esse direito. Nem o Isaías, com toda sua caridade, com todo seu amor, merece o sofrimento de outra pessoa para que seja satisfeita a sua vontade. Através do Pai não há sofrimento, já que o Pai é amor. Ele não pode permitir que, para que se comprovasse a Sua vontade que os outros acreditasse numa mensagem de amor, alguém viesse a ser sacrificado. Ele entregou Seu filho para que sofresse por todos nós, para que o mundo descobrisse que não deve haver mais sofrimento. Aquele sofrimento foi humilhante, horroroso, monstruoso, mas os homens continuam exigindo que a humanidade promova sacrifícios em nome de deuses do dinheiro, da ganância, da ambição , do poder.




- Fiquei preocupada com as palavras do Isaías sobre o espírito mau, dizendo que eu poderia estr sendo enganada. Se ele tivesse razão, minha vida perderia o sentido, pois no estágio que cheguei, com sua amizade, com nossas conversas. Se eu tivesse que descrer de tudo isso, não teria mais graça a vida, não teria mais forças para continuar a caminhada e nem vontade de buscar novos conhecimentos, novas verdades. Por isso fique tão triste. Não quero que voce saia de minha vida, mas não sei o que fazer, não sei se continuo o livro...O Isaías não acredita, a resposta da carta que escrevi para São Paulo solicitando um encontro com a Sara não veio.




- Verinha, em determinados momentos eu sou só um anjinho, frente ao poder e a universalidade do Pai: o Pai nos mostra tantos caminhos, tantas formas de amar, de chegarmos a Ele. Mas eu também tenho limitações, eu também quero que as coisas bonitas aconteçam, que os indivíduos acreditem, que ninguém ponha em dúvida tua fé. Algumas pessoas questionam, de forma a promoverem um alerta e o Isaías, com aquelas palavras quis alertár-te contra espíritos malignos. Pergunto,se sentes em teu coração qualquer maldade, qualquer ódio?Verinha eu sou tão pequenino...




Nesse momento vi uma lágrima correndo no rosto da Suzana, uma única lágrima, e foi como se tudo desabasse sobre mim. A dor no meu coração foi tão grande que eu não sabia o que fazer.


- Eu não quis dizer isso! Voce não entendeu! Eu não soube me expressar! Voce sabe que eu me preocupo com as pessoas, e não quero magoar ninguém, como fui magoar voce? Voce não sabia o que eu pensava?





-Eu sabia de teus sentimentos, mas não na forma que colocastes. Eu sabia que estavas magoada. Mas quando começastes a questionar o meu amor...foi isto que me magoou. Eu não tinha idéia que também poderia ser questionado.




- Mas era verdade que se fosse assim, nada mais me interessaria. Eu gosto tanto de voce, que se fosse como o Isaías acredita, minha vida acabaria. Acho que é uma grande declaração de amor! Não era para voce ficar triste!




- Vistes por que sofri? Porque também não compreendo tudo.



- Eu fico pensando...se voce é um anjo, como não entende as coisas?



- Eu percebo o sentido geral, mas às vezes não acompanho as palavras.



- Não sabia que voces também sofriam. Pensei que acabava o sofrimento.



- A gente continua sentindo todas as formas de amor.



- De raiva também?



- Não Verinha!



- Sente né? Só um pouquinho?



-Não é um sentimento de raiva, é uma clareza muito grande dos atos; não saberia definí-lo, mas é tudo com plena consciência do por que o indivíduo faz aquilo. Bem que voce já entende um pouquinho disto agora, mas não sentimos raiva.


- Só amor?



- Ah! É um amor tão grande!



- Mas com o amor a gente sofre também.



- Eu sofri, mas sou muito sensível mesmo...Estou ainda em fase de aprendizagem. Acho que depois vou sofrer mais ainda.
Finalmente viajei , junto com a Suzana, para São Paulo, Nazaré Paulista, embora não tenhs recebido resposta à minha carta, para encontrar Sara Mariot e passar um final de semana no Centro de Nazaré, um local de meditação. Sara tinha viajado para os Estados Unidos, então de lá, Suzana voltou de volta e eu fui ao Rio de Janeiro, visitar minha família. Além de matar as saudades, conversei com algumas pessoas sobre o livro e Gabriel. Foi muita emoção sentir a alegria e ver a credibilidade nos olhos de minha mãe, meu irmão, tia, primos e, fiquei muito grata com o oferecimento de meu primo de fazer a revisão do livro.
A viagem foi ótima, mas estava muito ansiosa e com saudades do Gabriel. Queria contar as novidades e saber a opinião dele sobre o desencontro com a Sara.
No dia seguinte à minha volta, Suzana foi lá em casa e pude falar com Gabriel. Ele me disse que não deveria mudar o rumo de minha vida e por isso não me deu grandes explicações. Durante a nossa conversa, o telefone tocou e ele sugeriu-me que atendesse, pois estava tirando nossa concentração. Mas eu não fui e logo o telefone parou. Mal o Gabriel " saiu" o telefone tornou a tocar e a Suzana me disse para ir " de novo atendê-lo" . Ficamos muito assustadas, porque ela não estava " presente" na primeira ligação.
- Queria lhe perguntar uma coisa. Voce acompanha a gente o tempo todo ou só quando eu me concentro em voce?
- Primeiro , o Pai te acompanha o tempo todo, sabe dos teus passos, da tua caminhada, tuas aventuras, alegrias, tristezas. Eu sei o que o Pai me permite saber.
- Mas Ele sabe tudo de todo mundo?
- Tudo de todos. Ele é um grande amor Verinha, por isso é tão grandioso. Afirmamos que é um mistério, porque não conseguimos explicar.
- E quando voce foi embora naquele dia, reparou no que aconteceu? A Suzana estava consciente? Não queria magoar, nem a voce, nem a Deus. Achamos que algo estranho se passou com ela. Não compreendo como ela escutou o telefone...
- Vou tentar te esclarecer. Provavelmente, em todo processo de comunicação através das pessoas, elas ficam num estado de semiconsciência. Por isso ela podem guardar alguma coisa em sua mente, sem ser proposital. Às vezes o indivíduo pode retornar por alguns momentos ao seu estado de consciência; outras vezes, em determinadas circunstâncias, o indivíduo guarda em seu subconsciente acontecimentos externos, como o barulho de um carro, um tocar de telefone...
- O que eu achei estranho foi ela falar " vai atender de novo"
- Possivelmente estava no subconsciente dela o fato do telefone ter tocado e a dedução de que tu já terias atendido uma vez.
É isto! Era só ter raciocinado um pouco. Se, eu não tinha atendido o telefone e a Suzana me diz para atender " de novo" , é lógico que ela só escutou o ruído do telefone, não acompanhou a ação, que, na verdade, não ocorreu. Somente eu e o Gabriel sabíamos que eu não tinha atendido a ligação.
- Gabriel, já somos tão amigos e voce ainda não me respondeu aquela pergunta que lhe fiz a tanto tempo. Se vove viveu aqui na Terra, quem é voce? qual é seu nome?
- Vou falar-te de algo que já devia ter conversado, que faz parte dos ensinamentos que me foram dados anunciar a ti. Há 20 bilhões de anos, houve um grande cataclismo e este grande cataclismo, dentro da obra de nosso Senhor, era necessário para a criação dos diversos reinos e necessário para entendermos também os desígnos de Pai. Acompanhemos os processos históricos para melhor compreendermos. Deste grande cataclismo foram se ampliando diversos reinos, diversos sistemas solares e num precesso de solidificação nasce um planeta formado por muita água. Neste pequenino planeta dentro do grande universo, planeta de grande beleza, surgem os vegetais, animais e o homem. O Pai,com toda Sua inteligência, com toda Sua sabedoria, ao criar este grande universo, não deixaria tudo vazio e desabitado. Mas, em cada lugar, em cada parte do universo, os seres tiveram que se adaptar às condições climáticas...Por isso este próprio planeta tem diferentes forma de vida. Neste processo de criação, os anjos acompanham a obra de amor do Pai, já que nós fazemos parte do seu grande amor. Nesta época eu era um anjo. Ainda não tinha vivido aqui na Terra.
Mas sabemos que o Pai é tão poderoso, tão perfeito, que não tiraria a humanidade do nada. Sua criação é muito perfeita, muito bonita. a humanidade surgiu de uma evolução, de um processo muito bonito, de construção, de fôrça, de crescimento , de aprendizado.
- Sim, mas voce não me disse como voce veio nem quem era voce. Um dia, em nossas conversas, voce me disse que foi um homem " grande' , " barbudo" ... Voce faz parte da História? Voce viveu na época da Pré-História?
- Verinha, dentro da evolução na qual o homem começa a descobrir os grupos, as relações sociais, os precessos de evolução, de trocas, o Pai sente necessidade de enviar alguém que traga ensinamentos e continue a mostrar os indivíduos, que aqui vivem, o caminho de ligação que os leva a Ele, ao Seu amor, aos Seus ensinamentos, Ele envia João, que significa o retorno ao Pai. João foi uma experiência muito importante. Sua primeira missão foi ensinar a partilhar, a dividir, a viver em comum e, este ensinamento, através do amor, foi a primeira ' boa nova do amor" , a " boa nova das relações sociais" . É importante e lindo o que o Pai mostra aos homens. Mas esta missão foi muito pequena se comparada com as que vieram depois, se comparada com as obras que a sucederam. João veio somente para preparar o caminho. Construir e preparar os indivíduos para algo muito maior, para uma mensagem muito mais profunda e complexa. Por isso, além de ter sido o homem João, sou também o Gabriel, que significa o enviado, um mensageiro de boas notícias. O meu fim foi um pouco trágico, mas não vamos falar disto...





































Nenhum comentário:

Postar um comentário