terça-feira, 24 de agosto de 2010

Capitulo VIII

A DOR
“..todo aquele que crê em mim,
mesmo que esteja morto viverá...”
(Jo 11,25)


Não acredito! Perdemos as eleições! Onde erramos? Nossa tristeza é muito grande! O Gabriel afirmou que quando acreditamos em algo com toda nossa força e vamos ao encontro de nosso desejo com garra, coragem, sem desistir frente aos obstáculos, sempre saímos vitoriosos. E a Isabel? Por que também perdeu no município dela? Muitas pessoas acreditaram... E agora, o que falo para elas? Fico pensando... Será que a vitória é o resultado final? Ou será que é a caminhada? O crescer juntos?

- Você já sabia, né Gabriel? Sabia que íamos perder?

- Não, não é assim. Não está planejado. Tenho uma visão das possibilidades. Eu sei que isto não consola, mas também estou muito triste.

- Tanto trabalho! Tanta força! Trabalhamos com garra, acreditando. Sei que eleição não é tudo, mas vivemos nesta terra, onde o resultado final importa. Eu agora tenho uma visão de como a vida continua depois desta existência, mas a maioria das pessoas não tem. Foram educadas para a vida terrena e esperam ter resultados aqui mesmo e precisam de um estímulo, para continuarem a luta, para continuarem sendo bons. E o que digo para elas? O que escrevo no livro?

- Verinha, tem muita coisa para a gente conversar, é que também sofro com o sofrimento de vocês. Também compreendo o que significava vencer com uma votação expressiva. A alegria que teriam naquele momento, não volta, porque muita coisa aconteceu, muita coisa já se passou. Não adianta agora apontar culpados para as falhas na campanha, porque também vás lembrar de coisas que foram feitas com amor, carinho, dedicação. Cada pessoa que colaborou com a campanha foi voluntária e deu o máximo de si, dentro de suas possibilidades.
Esse é um momento importante para falarmos da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como tu bem colocaste, a missão de Jesus Cristo não terminou no momento de sua morte, quando foi pregado na Cruz e ressuscitou. Aí começou sua missão de amor. Eu sei, Verinha, que é difícil comparar e querer que os indivíduos acreditem numa vida melhor, mais digna, quando há tanto roubo, tanta corrupção. Quando, algumas pessoas, em quem acreditamos se omitem. Todos os que promovem as injustiças se igualam aos bandidos, aos assassinos.
Mas temos muito ainda a conversar. Sei que gostarias de externar suas mágoas. Sei que as minhas palavras nada justificam. ( Gabriel por estar muito emocionado, se cansou demais e precisou ficar um tempo silencioso, para recuperar a energia gasta ). Passou por minha vontade vir só mais algumas vezes e deixar que sigas a tua vida, sem que eu fique influenciando o teu dia a dia, pois a tristeza que se abateu em meu coração também foi muito grande. Sei que as pessoas às vezes perdem a fé em si mesmo, pois em determinado momento acreditam e acreditam com fé, e as coisas não se concretizam da forma que gostariam.

- Em primeiro lugar eu não poderia mais caminhar sem você. Só tenho a agradecer tudo que tenho aprendido e evoluído. Estou triste e decepcionada porque não compreendo. Você não disse que quando a gente acredita em algo e luta com garra, com fé, tudo dá certo?

- E vai. Só que não da maneira que a gente gostaria e é isso que é tão duro, pois às vezes, quanto mais acreditamos, mais duro é para nós, pois nós somos o exemplo, a fortaleza e para nós dói mais.

- Eu acreditava que através de você vinha a força do Pai e por causa da minha certeza muita gente acreditou e começou a lutar com garra, sem sacanagem e, apesar de termos perdido, muitos ainda acreditam que alguma coisa vai acontecer

- Vocês estão muito unidos e o mais bonito é que acreditam que podem fazer algo pelos indivíduos menos favorecidos, sem nada receber. Não guardem raiva ou ódio pelos que se omitiram, porque a omissão maior é daquele que tem nas suas mãos o poder de decisão, daquele que tem a capacidade de discernir o que é certo do que é errado. A vida não acaba em uma eleição. Nem na vitória, nem na derrota. É o começo. A luta do dia a dia. Vocês estão demonstrando isso, quando não pararam de lutar, quando não deixaram a tristeza vencer, pois a vida é muito mais importante..

- Será que a tristeza é para fazer parte do livro? Eu não sei porque a gente tem que passar por tudo isso.

- Lembras, quando Nosso Senhor Jesus Cristo morreu, ele iniciou sua missão de fé. Ele ressuscitou.

- Eu sei, falei isso para minha filha, mas ela me respondeu que Ele teve seguidores exatamente porque ressuscitou, pois era algo extraordinário. Se tivesse só morrido...

- Teria seguidores? Talvez menos, mas continuaria tendo, pois não foi somente o fato de ter ressuscitado, ele não ressuscitou em frente de todos, só para poucos. Mas Verinha, voltando às eleições, o teu candidato recebeu os votos necessários para ser eleito.

- Ele ia ganhar, isso nós sabemos e agora não sei como continuar as minhas mensagens, de que, “se fizermos tudo certo, com honestidade, venceremos no final”. Sei até como escrever, mas lá dentro de meu coração, acho tudo tão injusto! Onde fica Deus nessa história toda? As pessoas trabalharam duro, com honestidade, alguns rezaram, até a Talita, líder comunitária, acendeu uma vela, pediu, e agora? Que resposta dar para essas pessoas? Como tirar as tristezas de seus corações?

- Verinha, este Deus também é consolador.

- Mas não queremos consolo!

- Ele também é vitorioso. Cristo venceu a morte! Mas não te esqueças, dê sempre um passo de cada vez. Deus também é vitorioso e a Ele nada é impossível.


Toda esta conversa foi num clima de muita tristeza. Agora percebo que tudo pode acontecer com qualquer pessoa, coisas boas e coisas ruins e que não depende só da gente. Faz parte da vida, do aprendizado. A Isabel me disse uma coisa muito bonita. Ela concorreu porque, no fundo de seu coração, não conseguia ficar tranqüila se não segurasse a chance que tinha de fazer algo pelas pessoas mais sofridas. Por isso se candidatou. As pessoas tinham a opção de votar nela. Se, por algum motivo não o fizeram, não podem mais tarde, culpa-la por omissão e ela agora pode , continuar a sua caminhada com a certeza de ter feito o máximo dentro de suas possibilidades.
Há muito tempo atrás, Cristo foi um exemplo de vida voltada para o ensinamento do bem, para o povo. Imagine a tristeza que se abateu sobre Ele, quando seus seguidores tiveram medo e não o apoiaram!

Dez dias depois voltamos ao assunto das eleições. Um fato inédito! O Tribunal Regional Eleitoral descobriu que os votos de três urnas não haviam sido totalizados! Renasceu a esperança da vitória!


- Eu só queria que lembrasses de uma pequena coisa que falei na nossa última conversa, que Cristo ressuscitou. Lembras que falei que nem sempre as coisas acontecem da maneira que queremos?

- Não entendi.

- Se Cristo tivesse somente morrido a Sua missão estava cumprida sim, também era importante. Ele era o filho de Deus que morreu pelos homens, mas o Pai nos deu algo mais: Cristo ressuscitou, além de ter morrido por nós. Ressuscitou, vencendo a própria morte, nos dando a esperança de uma vida maior e nós estávamos falando, naquela hora, da campanha eleitoral. O que eu quis dizer, é que não se pode deixar de ter esperança, mesmo quando nossos sonhos dependem dos esforços de todos. Cristo, ao ressuscitar, é um exemplo aos homens, não se pode perder a esperança. Mas, Verinha, meu coração se alegrou muito ao ver que, apesar de todas as injustiças e arbitrariedades, algumas coisas começam a seguir o caminho da justiça e da veracidade.

- Agora entendo porque você não pode interferir no nosso dia a dia! Se você falasse alguma coisa mais concreta, talvez a gente até não lutasse ou se esforçasse para que fosse feito justiça.

- As coisas acontecem porque passamos a acreditar que podemos mudá-las.

-Mas não é sempre...

- Verinha, quantas injustiças acontecem! Se nós não tentarmos mudá-las, as coisas permanecem sempre injustas. Por isso é tão bom acreditar e tentar alterar, apesar do desânimo que se abate sobre cada indivíduo.

- Me diz uma coisa. Deus podia ter impedido que perdêssemos?

- Não é uma questão de poder, é mudar o sentido de uma caminhada. Às vezes demoramos um pouco mais para chegarmos num caminho, mas o Pai sempre nos estende a mão, para que consigamos chegar.

-Mas eu penso assim: na nossa vida terrena, se tivéssemos vencido com uma votação expressiva, sem roubos, sem ter dinheiro, mas fazendo atividades para conseguir, sem sacanear ninguém , não teria sido uma lição bem maior para aqueles que roubaram?

- E cadê a lição para esta conquista? Porque muitas vezes pensamos nos erros dos outros, mas será, que se a vitória fosse esmagadora, o teu candidato aceitaria as críticas que hão de vir? Será que mudaria a forma de fazer política? Não podemos só querer provar aos outros que estão errados, mas os indivíduos também precisam parar, pensar e reavaliar a postura que estão adotando. Verinha, o teu sofrimento foi muito grande, pois sentes o sofrimento dos indivíduos, porque o teu amor está interligado ao amor dos outros, não sofres só por ti, mas sofres pelos outros, sentes a tristeza dos indivíduos.

- Sei, mas agora vamos falar de um outro assunto...

-Verinha! Tu ainda nem ganhastes a eleição!

- Eu sei, mas apesar da tristeza quero saber da minha possível viagem a São Paulo. Como me comunicar com a escritora Sara se nem falo inglês?

- Está certo! Vamos falar um pouco sobre isso. Mas sabes que não posso decidir por ti. Vamos aos pontos positivos e negativos. Tu sabes que ela é uma pessoa especial, que tem uma força espiritual muito grande; é uma pessoa dotada de uma grande sensibilidade e que está em sintonia direta com os anjos. Por outro lado, a dificuldade de expressão poderia não permitir que vocês interajam da maneira que deveria ser. Também, com todas as mudanças que estão ocorrendo agora, em relação ao resultado das eleições, a tua presença aqui se faz muito necessária. Não podes abandonar os indivíduos neste momento. É preciso estares junto para não deixar as pessoas desanimarem. O surgimento dessas urnas cujos votos não foram computados, abre uma esperança no coração das pessoas que ainda creditam. Não deixes a chama se apagar. Existe a necessidade de haver uma dedicação maior. Eu sei que parece que tu tens que estar presa aqui, ,as são as necessidades do caminho, mas gostaria que sentisses, dentro de teu coração, o que deves fazer.

- Mas eu queria tanto conhecer a Sara!

- Posso dizer uma coisa que às vezes esqueces? O livro é a tua existência, então, o seguir o teu caminho é dar continuidade ao desenvolvimento deste livro. Não vá esquecer, o livro não pode ser colocado acima de tua existência.

- Entendo. Vou deixar a ida a São Paulo para outra ocasião.

- Verinha, digas a Isabel que quando ela está perto de outros indivíduos e acredita nela mesma, não só reflete sua alma com uma pureza muito grande, como também está mais perto de seu caminho, da sua missão. Às vezes percorremos caminhos um pouco mais longos, mas chegamos depois perto do Pai.

Maravilha! Dia 14 de outubro, recebemos a notícia da vitória! Havia os votos necessários nas urnas encontradas. Realmente Deus é vitorioso! A nossa felicidade foi imensa. Percebi que realmente somos os principais responsáveis pelos acontecimentos que nos rodeiam. Não podemos cruzar os braços e esperar milagres. Precisamos acreditar, pedir ajuda a nosso anjo e não desistir quando deparamos com alguns obstáculos. Jesus Cristo venceu a morte! Estamos numa etapa inicial, temos muito que aprender, muitos passos a dar, embora seja um de cada vez, não podemos parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário